terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Mundo que nos Rodeia: INDICADORES SOCIAIS 2009 - CULTURA E LAZER


Publicado pelo INE, apresentamos alguns indicadores de carácter social e que permite traçar um retrato social da população residente em Portugal, bem como propiciar uma leitura dos principais desenvolvimentos nos últimos anos neste domínio.

CULTURA E LAZER


Em 2009
    -  Diminuição do número de títulos de jornais
    -  Diminuição do número de sessões e de espectadores de espectáculos ao vivo
    -  Aumento do número de visitantes de museus
    -  Diminuição da despesa média por viagem de lazer, recreio e férias

Foram editados em Portugal 33 títulos de jornais diários (mais um do que no ano anterior) e 681 títulos de jornais não diários (menos 39 do que em 2008). A tiragem total dos jornais (diários e não diários), bem como a circulação média por edição, apresentaram decréscimos de respectivamente, 12,6% e 9,8%, em relação ao ano anterior.

No mesmo período, o número de sessões de espectáculos ao vivo diminuiu 5,8% verificando-se, de igual forma, um decréscimo no número de espectadores ( -8,7%). Esta diminuição do número de espectadores foi comum a quase todos os tipos de espectáculos ao vivo, exceptuando-se nos espectáculos de Ópera (que contribuiram com 1% para o número total de espectadores), onde tiveram um crescimento de 6,7%.
A oferta de sessões de cinema aumentou 1%, tendo o número de espectadores diminuído 1,7%. No entanto, as receitas geradas nesse ano cresceram 5,6%.

Os museus receberam mais de 9,5 milhões de visitantes, o que representa um crescimento de 13,9%, face ao ano anterior. Para este aumenyo contribuiram, particularmente, os Museus de Arte, os Museus especializados e os Museus de História que, com um aumento de 13,4% garantiram 67% do número total de visitantes a museus. Porém, am alguns museus menos visitados foram registados acréscimos significativos: Museus de Ciências Naturais e História Natural ( +44,4%) ou os Museus de Território ( +40,3%). A excepção foi constítuída pelos Museus de Etnografia e Antropologia onde foi registado um decréscimo de 11%.

A despesa média por viagem de lazer, recreio e férias foi de 264 euros em viagens de pelo menos uma noite e de 475 em viagens de quatro e mais noites, o que representa, face ao ano anterior uma diminuição de respectivamente, 16% e 12%.

Em termos evolutivos (2003 a 2009):

- O número de títulos de jornais, diários e não diários, passou de 753 para 714 ( -5,2%)

- O número de sessões de espectáculos ao vivo cresceu cerca de 90% e o número de espectadores 118,6%, particularmente devido aos espectáculos de música e dança, com crescimento de 195,4% no número de sessões e de 219% no número de espectadores

- A despesa média por viagem de lazer, recreio e férias de pelo menos uma noite cresceu 25,5%, enquanto a de viagens pelos mesmo motivos, de quatro e mais noites cresceu 31,3%.

Sem comentários:

Enviar um comentário