segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A SEMANA EM REVISTA...



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi questionado se considera o conteúdo da proposta de Orçamento do Estado para 2019 bom ou eleitoralista e respondeu que "só no fim" se verá.

"Só no fim, depois de ter o panorama global do Orçamento, a seguir ao tal debate e à tal votação na especialidade, é que se pode formular um juízo", disse o chefe de Estado, em resposta à comunicação social, à saída da apresentação de um livro na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Por sua vez, o Ministro das Finanças, Centeno reafirmou esta semana que a meta do défice se fixará em 0,2% do PIB no próximo ano. No discurso de abertura de discussão na generalidade sobre o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), na Assembleia da República, Mário Centeno manteve as previsões sobre as metas orçamentais, depois da antevisão da UTAO que o défice se fixará em 0,5% do PIB.

No desporto, finalmente Cristiano Ronaldo dá uma explicação sobre a sua saída do Real Madrid, diz “Senti que já não me tratavam, sobretudo o presidente, como no princípio. Nos primeiros quatro, cinco anos, senti que era o Cristiano Ronaldo. Depois disso, menos. Deixei de ser indispensável e sentia que se chegasse uma proposta, o presidente não me impediria de sair”, explicou o jogador de 33 anos.

Lá fora, Bolsonaro, o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já anunciou qual será a primeira medida que vai tomar assim que for empossado. O candidato do Partido Social Liberal (PSL) quer iniciar uma reestruturação de ministérios do governo federal, estando prevista a fusão e extinção de várias pastas, em prol de uma maior da eficiência governativa.

Por sua vez, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que teve uma “excelente conversa” com o Presidente eleito de Brasil, Jair Bolsonaro, com quem se comprometeu a trabalhar “estreitamente” em matérias “comercial e militar”.

“Tive uma boa conversa com o recém-eleito presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou as eleições por uma margem substancial. Acordamos que Estados Unidos e Brasil trabalharão estreitamente em matérias comerciais, militares e todas as outras”, assegurou Trump numa mensagem na sua conta na rede Twitter.

Finalmente, a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, confirmou que não se recandidatará à presidência do seu partido, em dezembro, e também que este é o seu último mandato como chefe de governo.

“Hoje, é tempo de abrir um novo capítulo”, disse a chanceler alemã, atual líder da União Democrata Cristã (CDU), após meses de crises governamentais e na sequência de um revés nas eleições regionais realizadas no domingo em Hesse.

Merkel adiantou ainda que não pretende dar indicações ou intervir na decisão sobre o seu sucessor à frente do partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário