quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Momentos da Vida: O CÉREBRO É UM MÚSCULO… ASSIM VAI A NOSSA MATEMÁTICA (NO ISCAL, CLARO)



O CÉREBRO É UM MÚSCULO… ASSIM VAI A NOSSA MATEMÁTICA (NO ISCAL, CLARO)


Estávamos em plena aula de Matemática II, no ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, quando o professor da respectiva cadeira, depois de muito prosear sobre a sua disciplina, enaltecendo-a, elevando-a à mais respeitada disciplina de todo o curso e percurso académico, a grande percursora do desenvolvimento humano e da capacidade de raciocínio (coitados dos alunos de letras, não devem mesmo ter qualquer capacidade), saiu-se com uma, que por momentos pensei estar num daqueles países de terceiro mundo, mas terceiro mundo a cair para quarto mundo… diz ele, “sabem o cérebro é um músculo, não sabiam, se não for exercitado atrofia, por isso a matemática é fundamental”. Fiquei horrorizado, estarrecido, espantado e logo meditei … este “gajo” não tirou o 9º ano, nem a antiga quarta classe, deve ter passado logo para o ensino superior, Matemáticas Aplicadas, só vê mesmo números, então o cérebro é um músculo? A falta de cultura deste senhor (ainda por cima regente da cadeira) é pavorosa, para quem em aula sim, aula não, diz que tem um doutoramento em matemática, sim senhor, menos cultura matemática e mais cultura geral não lhe fazia nada mal.

Bem mas afinal o que é o cérebro? O cérebro é um órgão constituído por corpos de neurónios (substância cinzenta) e axónios (substância branca), sustentados por tecido conjuntivo, ou seja a fibra nervosa, nada tem a ver com a fibra muscular, já que nem sequer possui poder contráctil, portanto não há nada de músculo no cérebro, não deixando no entanto de ser necessário exercita-lo, assim como se exercita os músculos, mas este é um exercício intelectual (como leitura, pensamento, raciocínio, etc.). Concerteza, este senhor Doutor, confundiu aquilo que é a força de expressão, “se você não usar o cérebro ele atrofia”, ou seja um modo de falar, uma ANALOGIA entre músculo e cérebro. Portanto a todos os leitores deste artigo, o cérebro é um órgão do sistema nervoso central situado no interior da caixa craniana de diversos animais vertebrados, entre o quais o ser humano. Divide-se em hemisférios cerebrais e estruturas intra-hemisféricas, sendo os hemisférios distintos pelas pregas nas suas superfícies, que forma giros, os quais são separados por sulcos ou fendas. E… muito mais havia para dizer sobre o nosso cérebro, é uma questão de consulta mais aprofundada, que não é o objectivo desta crónica.

Em suma, assim vai o ISCAL em geral, e a Matemática em particular, assim vai o ensino em Portugal, se bem que os matemáticos “abusam” da sua falta de socialização cultural, rigor profissional (este professor engana-se com muita frequência nos exercícios por ele propostos) e tem um défice de ser aquilo que se chama, “bom professor”, deveras aterrorizador.

Para terminar, a passagem a esta cadeira é horrorosa, devastadora e sabem porquê? Tal como dizia um professor meu de Sociologia, do ISCTE, “As classificações, classificam os classificadores”. Bem hajam.

1 comentário:

  1. Caro João...
    Em primeiro lugar agradeço o seu comentário, sinal que faz alguma consulta aos blogues existentes neste país. Por outro lado cumpre-me fazer alguns comentários sobre o seu (des) comentário: 1) a "metáfora" que o professor utilizou, seria, se a mesma assim fosse utilizada, mas não, ele afirmou categóricamente que se tratava de um músculo, 2) os sites que consultei, não foram como faz querer uma investigação, mas apenas uma ligeira descrição que achei sumária do cérebro, pois como deve calcular muito mais há para dizer deste maravilhoso orgão, que parece mal utilizado pelo ser humano (não sei se será o seu caso, tal é a sua prepotência), 3)Os sites utilizados, pelos vistos também são do seu conhecimento o que faz também crer que já por ele "passou", 4)A investigação, quer em ciências sociais, quer noutras ciências, passa por diversas fases e tem contornos totalmente diferentes do que aqui escrevi, porque o fulcral era efectivamente mostrar que a falta de conhecimento geral, é notório em toda a sociedade portuguesa, mesmo naquelas pessoas que se acham acima de tudo e todos, como é o caso deste professor, que não ensina, que não motiva e que não trabalha nas aulas para os alunos aprenderem, mas porque é na área de ciências, se acha que tudo, estando constatemente a mencionar o seu doutoramento em Matemática, 5) Desejo-lhe as maiores felicidades para o seu curso, apenas alerto que a falta de humildade, apanágio da nossa sociedade em geral, faz com que o conhecimento não avance, e pare no entrelaçar de breves (des) considerações, como a sua.

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