terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Momentos da Vida: 10 razões para amar José Mourinho



10 razões para amar José Mourinho


1. Seja qual for o resultado de hoje e da próxima quarta (segunda mão contra o "unáite" de Manchester), importa perceber que José Mourinho é o maior. Quem afirmar o contrário não passa de um vil e bexigoso mentiroso.

2. Ele começou a ser o maior na vitória do Porto na final da Liga dos Campeões de 2004. Não foi uma vitória à tuga, à rasquinha, em cima da linha, com o coração na boca. Nada disso. Foi a vitória do trabalho, e não do improviso ou do calcanhar. Mourinho chegou lá, controlou o adversário e trouxe o caneco para casa com naturalidade, à patrão.

3. Mourinho acha, e bem, que o futebol não é um espectáculo de entretenimento. Se querem entretenimento, experimentem um show de golfinhos. O futebol não é um entretém, é o nosso circo romano. Um adepto não quer que a sua equipa dê espectáculo, quer que a sua equipa esmague os adversários.

4. Na arena, Mourinho é um gladiador. E, como qualquer gladiador, tem o sentido do drama. É um grande actor. Não estou a dizer que as cenas que ele costuma fazer são necessariamente fabricadas. Até podem nascer de forma espontânea, mas a partir de um certo momento Mourinho sabe que está a entrar na teatralidade. Espontaneidade pura é com o mister Jesus. A espontaneidade de Mourinho é, digamos, trabalhada. E ainda bem.
Nunca esquecerei, por exemplo, aquela cena imperial que humilhou um Camp Nou já derrotad

5. Como gladiador, Mourinho não quer saber das supostas boas maneiras que um treinador deve ter neste tempo de estrelas higienizadas. Ele cria o clima necessário para a sua equipa vencer, pressionando o outro lado com ironia, sarcasmo, indirectas e directas. Fair play? O fair play são as regras do jogo.

6. Mourinho é um líder de combate. Ele fomenta um ambiente de irmandade entre si e os jogadores, e entre os jogadores. É um fazedor de balneários, isto é, de casernas. Com a excepção dos campeões do mundo do Real, todos os jogadores de Mourinho dizem maravilhas do seu líder ou ex-líder. Porquê? Ao dar o corpo às balas da imprensa e dos adversários, Mourinho retira os seus homens da linha de fogo.

7. A coragem de Mourinho dá-lhe um toque de imprevisibilidade. Este ar de mustang marca a diferença num tempo de discursos e gestos domesticados. Exemplo? Há dias, subiu sozinho ao relvado do Bernabéu para enfrentar a fúria dos adeptos. Daqui a uns anos, no campeonato da memória, este episódio valerá mais do que o título espanhol de 2012.

8. Os únicos espinhos cravados na maior equipa de futebol das últimas décadas têm a lavra de José Mourinho. O português roubou a Liga dos Campeões ao Barça em 2010 e, logo a seguir, aterrou em Espanha para desafiar a equipa de Messi. Só ele aceitaria este desafio.

9. Se é pouco português na forma como trabalha, é absolutamente português naquela inteligência emocional que marca a sua persona, quer no mau-feitio,
quer no carinho .

10. Um dia, voltará ao Benfica e matará a maldição de Béla Guttmann.

Sem comentários:

Enviar um comentário