terça-feira, 12 de junho de 2012

À Volta com a Economia: Lisboa caiu 22 lugares entre as cidades mais caras



Lisboa caiu 22 lugares entre as cidades mais caras

A capital portuguesa está na posição 108. A lista é liderada por Tóquio que ultrapassou Luanda.

Viver em Lisboa é agora mais barato, assim como nas restantes capitais europeias onde a crise da dívida é mais expressiva.

A capital portuguesa caiu 22 lugares no ranking das cidades mais caras do mundo, para a posição 108. A conclusão é da consultora Mercer que teve em conta o custo do transporte, alimentação, vestuário, bens de uso doméstico, entretenimento e alojamento.

O mesmo aconteceu com grande parte das cidades europeias. Também com a “troika” dentro de casa Atenas desceu 24 posições e Dublin 14. Já Madrid perdeu 18 lugares no início do ano.

Mesmo nos países com as contas mais controladas os preços desceram: Londres, por exemplo, caiu sete posições, Paris desceu 10, Roma oito posições.

Apesar de muitas destas cidades terem registado aumento de impostos e taxas, a consultora Mercer defende que não foi suficiente para travar a queda dos preços, empurrada pela depreciação do euro face ao dólar, e pela descida dos preços do alojamento.

A cidade europeia mais cara é Moscovo, que se mantém na quarta posição da tabela, seguida de Genebra e Zurique, que subiram um lugar.

A liderar esta tabela está o Japão, com Tóquio, que tirou o lugar à capital angolana, Luanda, agora na segunda posição.

A cidade mais barata de todas, no fundo da tabela, continua a ser Karachi, no Paquistão.



Fonte: Renascença ONLINE


Sem comentários:

Enviar um comentário