quarta-feira, 6 de junho de 2012

Às Voltas com a Memória: FERNANDO MENDES (n. 1949; m. 2001)




Fernando Mendes, nasceu em Rio Meão, em 1949, ciclista português que marcou presença em quatro edições da Volta a França em bicicleta: 1972, 1973, 1975 e 1977. Em 1974, Fernando Mendes ganhou a Volta a Portugal ao serviço do Benfica. Foi considerado o grande rival de Joaquim Agostinho na década de 70 em Portugal em duelo que relembrou, em parte, o protagonizado pela dupla Nicolau-Trindade na década de 30 também ao serviço de Benfica e Sporting, respectivamente. Em 1975, ganhou a Volta à África do Sul. Apesar da rivalidade com Joaquim Agostinho, esta apenas existia na estrada, pois um dos filhos da antiga vedeta do Benfica é afilhado da também antiga estrela do Sporting.

A “Volta de 1974”, a única ganha por Fernando Mendes (Benfica), esteve para ser adiada devido aos efeitos da Revolução de Abril, desenrolando-se num clima completamente diferente e que, por isso mesmo, despertou fortes emoções e suscitou particular interesse das populações. A prova acabou por ir para estrada pelo empenho que os responsáveis federativos, liderados por Idalino de Freitas, puseram na sua realização e o resultado final traduziu-se num extraordinário êxito popular e desportivo.

Em 1974, Fernando Mendes conquistou também o seu primeiro título de campeão nacional. Quem conviveu de perto com Fernando Mendes, diz que se tratava de um corredor completo, mas com apetência para o "sprint". Fernando Mendes, que chegou também a vestir a camisola do FC Porto, morreu em 2001, aos 55 anos, em Paços Brandão, de forma trágica, depois do seu carro, ter sido colhido por um comboio, numa passagem de nível, perto de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário