segunda-feira, 25 de junho de 2012

As mais belas Bibliotecas do Mundo: BIBLIOTECA GERAL HISTÓRICA DA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA - ESPANHA


BIBLIOTECA GERAL HISTÓRICA DA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA - ESPANHA


A Universidad de Salamanca, situada na cidade de Salamanca, é a universidade mais antiga de Espanha e uma das mais antigas do Mundo, foi fundada em 1218.
Tem a sua origem no nascimento do Estudo Salmantino no século XIII. Desde então e até aos anos cinquenta do século XX, quando foi convertida na Biblioteca Geral da Universidade, a Antiga livraria, os anexos foram remodelados no final do século XIX e constituíram o único serviço bibliotecário da Universidade de Salamanca.
Como biblioteca universitária, nos finais do século XVIII recebeu a maior parte das colecções existentes no Colégio Real da Companhia de Jesus de Salamanca e dos colégios maiores e menores da cidade, que se juntaram aos fundos históricos pertencentes à Universidade. Por sua vez, como única Universidade, foi reunindo os estudos modernos, que por serem em grande parte anteriores a 1958, são considerados actualmente parte do Património Histórico de Espanha, de acordo com a Lei 16/1985, de 25 de Junho.
Desde meados do século XIX, a biblioteca somou à sua categoria de universitária, a categoria de Biblioteca Provincial de Salamanca, em virtude de receber outros manuscritos, tornar-se a Oficina da Propriedade Literária de Salamantina e o Depósito Legal, este último desde os inícios de 1958 até 1982.
Desde 1995, também é utilizada como centro de investigação, cujas principais funções são as relacionadas com a custódia, processos e difusão do seu fundo bibliográfico, o incremento deste e a manutenção de colecções de apoio à investigação.
Em 2006, a Biblioteca adquiriu a Denominação de Biblioteca Geral Histórica.



Tipologia das Colecções:
a) Fundo histórico: Códigos, Manuscritos e impressões até 1830.

b) Fundo relacionado com Salamanca: Publicações salmantinas anteriores ao Depósito Legal; Depósito legal (1958-1982); Publicações da Universidade de Salamanca (desde 1943), Obras de valor histórico de Salamanca ou para a Universidade.

c) Legados e Doações

d) Fundos multidisciplinares universitários desde 1830

e) Fundo moderno de apoio à investigação


Localização
Encontra-se situada no claustro alto do Edifício das Escolas Maiores. Consta de la Antiga Livraria (s. XVI-XVIII) e de uma zona mais moderna (finais do século XIX) dedicada a depósitos, locais administrativos e tecnológicos e a sala de investigadores.


Espaços e Equipamento:
Espaços - Sala histórica (século XVI-XVIII), com a sala de manuscritos anteriores ao século XVI

 - Depósitos: espaço reformado em 1940 para depósito e despachos.

 - Sala de leitura, com obras de referência de livre acesso.

 - Sala de seminários: espaço que pode ser utilizado por professores para realizar actividades com os alunos, relacionadas com os fundos custeados pela biblioteca.

Equipamento
 - Laboratório de Microfilmagem

 - Scanner de microfilme

 - Scanner para livros

 - Leitor de microformas

 - Lâmpada de Wood

 - Internet na sala de leitura.

 - Wi-fi

 - Aparelho de encadernação e restauração (cedido pela Facultade de Tradução e Documentação)


Horário e localização


De 8:30 a 21:00, de segunda a sexta-feira

Direcção:
C/ Libreros, s/n. Salamanca 37008


Telefone:
923 29 44 00 - Ext.: 1189

Faxes:
923 29 47 04

Emails:
bgeneral@usal.es

Sitio web:
Biblioteca General Histórica













1 comentário: