Óbito: Morreu António Tabucchi: Pilar del Rio, Gael Garcia Bernal e Javier Solana lamentam nas redes sociais morte do escritor
Personalidades ligadas à área da cultura, como a jornalista espanhola Pilar del Rio, o ator mexicano Gael García Bernal e o ex-ministro da cultura espanhol Javier Solana lamentaram hoje, nas redes sociais, a morte do escritor italiano Antonio Tabucchi.
António Tabucchi morreu hoje de manhã em Lisboa aos 68 anos, vítima de doença, e será sepultado na próxima quinta-feira na capital portuguesa, disse à Lusa a sua mulher, Maria José de Lencastre.
Pilar del Rio, viúva do Nobel da Literatura José Saramago, enviou, através da rede social Twitter, uma “piscadela” aos leitores de Tabucchi e acrescentou: “Perdemos um grande escritor, um resistente. A liberdade era valor indiscutível e ele lutou por ela”.
Gael Garcia Bernal mencionou a morte do escritor italiano ao escrever na sua conta do Twitter: “Tabucchi…A Cabeça tinha nome, era Damasceno Monteiro. O meu primeiro policial foi em busca dela. Boa Viagem professor!”. O ator fazia referência, como explica o próprio, ao livro “A cabeça perdida de Damasceno Monteiro”, livro de Tabucchi publicado em 1997.
Javier Solana, ministro da Cultura espanhol entre 1982 e 1995, escreveu no Twitter: “Que pena!, afirma Pereira. Faleceu o escritor italiano Antonio Tabucchi aos 68 anos em Lisboa”.
Nascido em Vecchiano, na província de Pisa, a 24 de setembro de 1943, Antonio Tabucchi era um escritor italiano e professor de língua portuguesa na Universidade de Siena.
Grande conhecedor de Portugal, país pelo qual era apaixonado, Tabucchi era também tradutor e crítico da obra de Fernando Pessoa, tendo recebido, entre outros galardões, o Prémio Médicis, por “Nocturno Indiano”, e o Prémio Campiello, por “Afirma Pereira”, duas obras adaptadas ao cinema.
Fonte: Agência LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário