quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

À Volta com a Economia: Portugal tem a quarta maior taxa de desemprego da Europa



Portugal tem a quarta maior taxa de desemprego da Europa

A taxa de desemprego em Portugal é a quarta mais elevada da União Europeia (UE), só melhor que Espanha, Irlanda e Grécia, indicam os dados mais recentes do Eurostat.


De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, a taxa de desemprego em Portugal atingiu em dezembro 13,6 por cento, mais quatro décimas que no mês anterior.

Do total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números para dezembro, a taxa de desemprego em Portugal situa-se apenas abaixo da registada em Espanha (22,9 por cento) e Irlanda (14,5 por cento).

No entanto, e apesar dos números não serem atualizados desde outubro, o número de desempregados em Portugal é também inferior ao verificado na Grécia, já que os dados mais recentes para o país divulgados pelo Eurostat apontam para valores perto dos 20 por cento de desempregados.

No conjunto da União Europeia (UE) e na zona euro os valores registados em dezembro estabilizaram quando comparados com novembro: 9,9 por cento nos 27 e 10,4 entre os países que partilham a moeda única.

O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE. Esta taxa utiliza uma metodologia comum a todos os 27 para permitir comparações. Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).



Fonte: SIC NOTÍCIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário