terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Notícia(s) do Dia: Juros dos novos créditos descem pela primeira vez em três anos



Juros dos novos créditos descem pela primeira vez em três anos


Os bancos continuam a restringir o acesso ao crédito mas o custo de contratar um empréstimo desceu em Dezembro, quer para o crédito à habitação, quer para o crédito ao consumo, a empresas e outro tipo de crédito, de acordo com dados do BCE divulgados ontem. É a primeira vez que ocorre uma descida simultânea das taxas cobradas em todas as tipologias de crédito desde Abril de 2009, apesar da tendência de descida das Euribor já se verificar desde Agosto do ano passado.

O processo de desalavancagem da banca portuguesa tem levado a um aumento dos ‘spreads' o que, até agora, tem impedido que as descidas das taxas interbancárias se reflictam no custo final dos novos empréstimos. Ao conceder um crédito, os bancos têm em conta dois factores que determinam o custo do crédito: a taxa interbancária e o prémio de risco (‘spread'). Segundo os economistas contactados pelo Diário Económico, a redução verificada em Dezembro deveu-se, sobretudo, à queda das taxas Euribor. "A principal razão será a descida das Euribor e não dos ‘spreads", referiu a economista do BPI, Teresa Gil Pinheiro, ao Diário Económico.

A Taxa Anual Nominal dos novos créditos à habitação teve uma descida mensal de 0,09 pontos percentuais para 4,28%. Já a média mensal da Euribor a três meses desceu de 1,48% em Novembro para 1,43% em Dezembro. Neste tipo de créditos foi a primeira vez em 12 meses que os juros praticados pelos bancos desceram, apesar das taxas Euribor apresentarem uma tendência de queda desde Agosto.


Fonte: Diário ECONÓMICO ONLINE

Sem comentários:

Enviar um comentário