terça-feira, 17 de maio de 2011

Às Voltas com a Memória: JOSÉ TORRES (n. 08 Set. 1938; m. 03 Set. 2010)


José Augusto da Costa Séneca Torres nasceu a 8 de Setembro de 1938 em Torres Novas, tendo-se iniciado no futebol no clube da terra. Com o seu 1 metro e 91, Torres foi um dos avançados mais marcantes na história do futebol português.
Com 20 anos, chega ao Benfica para concorrer com outro histórico do futebol português, José Águas, mas na terceira época no clube já era líder dos goleadores do campeonato com 26 tentos. Formou um ataque demolidor, ao lado de Eusébio, numa equipa onde também brilhavam Coluna, Simões ou José Augusto.
Representou o Benfica  entre 1959  e 1971. Desde cedo deu nas vistas, devido ao seu imponente jogo aéreo. Servindo-se da elevada estatura, o ponta-de-lança ganhou estatuto dentro do Clube e foi, durante a década de 60, titular, actuando ao lado de Eusébio na frente de ataque e sendo apoiado por figuras como Mário Coluna, António Simões e José Augusto. Teve papel activo na presença do Benfica nas finais europeias de 1963, 1965 e 1968, mas não pôde fazer a festa, como tanto desejava.
Foi mais feliz no Nacional da I Divisão, cujo título saboreou por nove vezes. Individualmente teve a sua coroa de glória na temporada de 1962/63, quando se sagrou (com 26 golos) o melhor marcador do Campeonato Nacional
Em 1971, transferiu-se para o Vitória Setúbal e quatro anos depois rumou ao Estoril Praia, onde ficou até 1980 tendo mesmo somado o cargo de treinador ao de jogador. Pôs um ponto final na carreira aos 42 anos com um currículo notável: 217 golos em 384 jogos.
Como treinador esteve ainda no Estrela da Amadora, Varzim e Boavista antes de se dedicar à sua maior paixão além do futebol: a columbofilia.
Ao serviço da Selecção Nacional, Torres fez 14 golos em 34 jogos. Estreou-se a 23 de Janeiro de 63. Esteve no apuramento e na 1ª fase final de um Mundial, disputada por Portugal, Inglaterra'1966, tendo alinhado nos seis jogos da fase final.
Ganhou 9 Campeonatos Nacionais e 6 Taças de Portugal.
Faleceu a 3 de Setembro de 2010, vítima de doença prolongada. José Torres sofria de Alzheimer há vários anos.

1 comentário:

  1. Graças a este artigo, fizeste-me recuar no tempo quase trinta anos e recordar com saudosismo uma moldura, já gasta pelo tempo, que estava exposta em casa do meu avó e que continha uma foto da equipa do Benfica Campeão Europeu. Eu costumava olhar para aquela foto (eu deveria ter para aí uns 10 anos..)com um orgulho evidente e identificar todos os jogadores do Benfica da altura . Nunca mais me tinha lembrado desse momento. Só por isso já valeu a pena ler este artigo :) Abraço, Luís P

    ResponderEliminar