segunda-feira, 18 de março de 2013

Às voltas com a política: Estudantes pedem demissão de Passos à saída do ISCSP



Estudantes pedem demissão de Passos à saída do ISCSP

Um grupo de estudantes fez uma espera e mantém-se no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde o primeiro-ministro falou num ciclo de conferências.


Os estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas apuparam hoje o primeiro-ministro durante a abertura de uma conferência sobre as funções sociais do Estado.

"Demissão, demissão" e "está na hora do Governo se ir embora" foram algumas das palavras de ordem que Passos foi obrigado a ouvir, à entrada e à saída do local. Questionado pelos jornalistas, o líder do Governo disse reagir com "normalidade" aos protestos.

Os alunos marcaram presença junto à entrada para o auditório do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, assim que Passos chegou, às 9h30, e mantiveram-se aí durante a conferência.

O primeiro-ministro dirigiu-se para o auditório, protegido por um forte cordão de segurança, mas não se livrou de alguma confusão à passagem pelo local onde os estudantes estavam barricados, com estes a exibirem diversos cartazes e a gritarem "demissão", demissão!" e "está na hora do Governo se ir embora".

Passos Coelho conseguiu entrar na sala mas logo alguns manifestantes conseguiram furar o cordão de segurança e tentaram invadir o auditório. Finalmente, a porta foi fechada mas os estudantes mantiveram-se no exterior, gritando diversas palavras de ordem.

Dentro sala, onde estão muito poucos alunos, o primeiro-ministro fez o seu discurso. "Torna-se necessário proceder uma requalificação dos serviços humanos na administração pública", disse Passos durante a conferência.

Enquanto os estudantes continuavam a aguardar o primeiro-ministro à porta da sala, Passos destacava o programa de rescisões na Função Pública, que será de mútuo acordo e negociado com os sindicatos. "Está a ser encarado como uma oportunidade e não como uma ameaça", disse.

À saída, voltaram os apupos dirigidos ao primeiro-ministro

O ciclo de conferências hoje iniciado prolonga-se até 18 de Junho, ao longo de sete sessões, nas quais a sociedade civil, os parceiros sociais e a administração pública são convidados a reflectir sobre as atuais e futuras funções do Estado e qual o papel da administração enquanto veículo dinamizador das políticas públicas e do serviço público.


Fonte: EXPRESSO

Sem comentários:

Enviar um comentário