sexta-feira, 6 de julho de 2012

As mais belas Bibliotecas do Mundo: BIBLIOTECA NATIONAL LIBRARY, MINSK - BIELORÚSSIA

BIBLIOTECA NATIONAL LIBRARY, MINSK - BIELORÚSSIA

A Biblioteca Nacional de Minsk, na Bielorússia (National Library of Belarus), foi fundada em 15 de setembro de 1922 e reformada em 2006, sendo a sua inauguração a 16 de Junho de 2006. A sua altura é de um prédio de 23 andares e o formato, um diamante. É recoberta por 24 painéis gigantes de vidro, com 4646 LEDs de cor, que de noite produzem um grande espectáculo de luz e cor que vale a pena ser visto. É um projecto bem futurista e diferente das bibliotecas que costumamos conhecer.
É a principal instituição de informação da República de Bielorússia. O seu acervo possui mais de 8 milhões de itens, em mais de 50 idiomas, incluindo livros, periódicos, obras raras, mapas, música impressa, audiovisuais, recursos eletrônicos, etc, possuindo uma sala de conferência para 500 pessoas, salas de leitura, 2 museus permanentes, área dedicada a tecnologia. As visitas são agendadas e em grupos até 15 pessoas. Também são organizadas excursões para a visitar a biblioteca.
Um detalhe interessante é que no último piso há uma grande plataforma que fornece uma vista panorâmica da capital do país.
Como qualquer grande construção, está envolta em polémica no seu país. A população critica os gastos que foram necessários para a sua construção, que poderiam ter sido investidos em construções de mais escolas, hospitais, etc.
A biblioteca está aberta durante a semana das 10h às 21h e, durante o fim-de-semana, da10h às 18h.

O Actual diretor é Roman Motulski.
















Sem comentários:

Enviar um comentário