quarta-feira, 20 de junho de 2012

À Volta com a Vida: “As empresas devem propor soluções sustentáveis”



“As empresas devem propor soluções sustentáveis”
Fernanda Pargana – Secretária-Geral do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Entrevista com:

Uma das prioridades da cimeira Rio+20 passa pelos Estados criarem políticas que levem as empresas a adoptar práticas amigas do ambiente.
Uma das prioridades da cimeira Rio+20 passa pelos Estados criarem políticas que levem as empresas a adoptar práticas amigas do ambiente, diz Fernanda Pargana, secretária-geral da BCSD Portugal, filial portuguesa do World Business Council for Sustainable Development.

Que resultados espera da cimeira Rio+20?
Esperamos que traga "o futuro que queremos", que é o lema desta cimeira e é também a esperança de todos aqueles que já perceberam que estamos a actuar como se tivéssemos vários planetas. O BCSD Portugal vai estar representado no Rio+20 através do World Business Council, e o que a nossa organização leva para este encontro é muito claro: o reconhecimento do lado das empresas de que devem cumprir o seu papel de inovar e propor soluções sustentáveis; mas estas soluções só poderão produzir um efeito à escala e velocidade necessárias nesta altura, se as medidas de política produzirem os incentivos correctos para que os agentes económicos alterem as suas práticas do "business as usual".

Quantas empresas portuguesas estão presentes?
Algumas empresas portuguesas vão estar presentes directamente, outras através das suas filiais no Brasil, outras multinacionais através da presença da casa-mãe e outras, como a generalidade dos membros do BCSD, através do World Business Council. Do nosso ponto de vista, tão importante como estar presente é ter estado na preparação do caminho que levou a este encontro e, nesse caso, as grandes empresas estão empenhadas. Nas várias etapas, o BCSD tem sempre presente o seu objectivo, que é propor soluções empresariais para um mundo sustentável.

Quais são as companhias nacionais que mais têm contribuído para o desenvolvimento sustentável?
Há um conjunto de indicadores a nível internacional, nomeadamente dos mercados de capitais, que respondem de forma objectiva a essa questão. Ainda assim, as cerca de 120 empresas que fazem parte do BCSD Portugal são a prova da vontade de um conjunto alargado de entidades de mudar atitudes e práticas, o que faz delas um exemplo de incorporação do Desenvolvimento Sustentável nas suas estratégias de crescimento. Recordo que o BCSD galvaniza a comunidade empresarial para criar um futuro sustentável para as empresas, a sociedade e o ambiente.

Podem as empresas nacionais ser um modelo para o uso de energia ‘verde' no mundo?
A energia é um dos nove sectores estratégicos definidos pelo WBCSD. É também um dos casos onde a nossa organização, a nível internacional, tem propostas muito concretas, nomeadamente de promoção da inovação que permita atingir os standards de eficiência que dirijam o investimento para soluções de baixo carbono e de respeito pelos limites do planeta.

Fonte: Diário Económico ONLINE

Sem comentários:

Enviar um comentário