terça-feira, 19 de junho de 2012

Às Voltas com a Memória: GEORGE HARRISON (n. 25 de Fevereiro de 1943; m. 29 de Novembro de 2001)


(Vale a pena ler)


George Harrison nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 25 de Fevereiro de 1943 (Porém, há dúvidas sobre o dia do seu nascimento, já que em 1992, Harrison revelou que nasceu minutos antes do dia 25), o último de quatro filhos de Harold Hargreaves Harrison e sua esposa Louise, nascida Louise French.
Tinha uma irmã, Louise (o mesmo nome de sua mãe), nascida a 19 de agosto de 1931, e dois irmãos, Harry, nascido a 1934, e Peter, nascido a 1940. A sua mãe, Louise, trabalhava numa loja de Liverpool e Harold, seu pai, era um motorista de autocarro, mas anteriormente, tinha trabalhado como dispensário de barcos na
White Star Line. A sua família era católica. Possuía raízes irlandesas, uma vez seu avô materno, John French, nascera no Condado de Wexford, na Irlanda, imigrando para Liverpool, onde se casou com uma garota local, Louise Woollam.
Harrison nasceu na casa onde viria a morar nos seus primeiros seis de vida, o número 12 da Arnold Grove, situada em Wavertree, Liverpool. Em 1950, uma
council house, foi oferecida à família, que se mudaram para o número 25 da Upton Green, em Speke.
A sua primeira escola foi a Escola Primária de Dovedale, bastante próxima da
Penny Lane, a escola onde John Lennon estudava. Depois de passar nos exames finais, Harrison conseguiu uma vaga no Liverpool Institute for Boys, onde ficou de 1954 a 1959. George disse que, quando tinha 12 ou 13 anos, ele teve uma "epifania" — andando de bicicleta pela vizinhança, ele ouviu "Heartbreak Hotel", de Elvis Presley, tocada numa casa próxima, e ficou chocado. Ainda que, à época, ele tivesse tido um bom desempenho escolar, ele já havia perdido o interesse pelos estudos. Com 14 anos, sentava-se ao fundo da sala de aula, tentando desenhar guitarras nos livros escolares: "Eu estava completamente vidrado em guitarras. Eu ouvi que um garoto na escola tinha uma guitarra de três libras e dez xelins, era só um pequeno buraco acústico. Eu pedi três libras e dez xelins à minha mãe; isso era bastante dinheiro pra nós." Harrison comprou um violão Dutch Egmond. Enquanto estava no Liverpool Institute, Harrison formou um grupo de skiffle com seu irmão Peter e um amigo chamado Arthur Kelly. Foi nessa escola que ele conheceu Paul McCartney, que era um ano mais velho. McCartney, posteriormente, tornar-se-ia membro da The Quarrymen, banda de John Lennon, à qual Harrison se juntaria, em 1958.
O primeiro sinal de cancro de George apareceu na década de 1990, no pulmão. Ele enfrentou várias cirurgias para eliminá-lo. Em
2001, o cancro reapareceu em metástase. Apesar dos tratamentos agressivos, descobriu-se que era terminal, decidindo de imediato passar os seus últimos dias em família e trabalhar nalguns projectos para posteriormente serem terminados pela sua viúva e filho.
Segundo o site Netparque, "Quando, às oito da manhã de sexta-feira, 30 de Novembro, o Mundo soube da morte de George Harrison, já o seu corpo tinha sido cremado e as suas cinzas a caminho de um rio sagrado da
Índia.
O ex-Beatle preparou ao milímetro a sua morte, longe da ribalta, discretamente, como era a sua filosofia de vida, não permitindo a invasão da sua privacidade e da sua família.
Só três pessoas sabiam onde e como George Harrison iria morrer: a mulher, Olívia, e o amigo, Gavin De Becker, que se encarregou do plano, como o NetParque oportunamente noticiaram.
Nem o filho,
Dhani Harrison, sabia onde o pai iria morrer, para que o segredo ficasse ainda mais fechado.
O jornal britânico "News Of The World" conta como tudo se processou.
No dia 14 de Novembro, quando estava internado em
Nova Iorque, George Harrison foi avisado de que já não teria muito tempo de vida. "Onde vou morrer?", Perguntou. Postas de parte as hipóteses de morrer na sua casa em Londres ou no Staten Island University Hospital, de Nova Iorque, onde estava internado, George Harrison combinou com Gavin De Becker que morreria protegido por este em Beverly Hills, afastado dos olhares do Mundo, depois de ter ponderado a hipótese de sua casa no Hawai. "George Harrison não queria a sua fotografia num caixão como epitáfio", disse um amigo. Tudo foi combinado meticulosamente entre George Harrison e Gavin De Becker. No dia 17 de Novembro, foi dada alta ao ex-Beatle. Harrison tinha pouco tempo para se despedir da família e dos amigos. Entre outros, chamou a irmã, Louise, que dirige o Hotel "A Hard Day"s Night", em Illinois, e os amigos de sempre Paul McCartney e Ringo Starr. George e Louise estavam de relações frias, depois de Louise ter aberto o hotel com o nome de uma canção/álbum/filme dos Beatles, o que não agradou ao irmão. Paul McCartney de lágrimas nos olhos, George disse que "já não estaria aqui no Natal". Ringo, que estava em Boston à cabeceira da filha, também com cancro, voou de imediato e disse que não sairia do pé de George "até ao fim", adiando para isso a digressão ao Canadá. "Não adies. Eu estou em paz", respondeu-lhe George Harrison. Sem publicidade, no dia 17 de Novembro, George Harrison voou no jacto privado de Gavin De Becker para Santa Mónica, Califórnia, tendo depois sido transportado de ambulância descaracterizada até ao UCLA Medical Centre, em Los Angeles para tratamentos. No dia 20, a situação clínica do ex-Beatle deteriorou-se, pelo que George Harrison foi transferido para casa de Gavin De Becker, em Beverly Hills, onde ficou isolado. A única visita exterior permitida foi a de Ravi Shankar que lhe tocou cítara.
A morte viria a ocorrer às 13h30 locais (21h30 em Lisboa), de quinta-feira, 29 de Novembro. Segundo o "News Of The World", além da família, dois dos seus melhores amigos indianos, Shayam Sundara e Mukunda, entoaram cânticos
Hare Krishna, enquanto o ex-Beatle desfalecia. O corpo de George Harrison foi cremado às 06h30 do dia 30 de Novembro (hora de Lisboa), tendo o caixão sido coberto por pétalas de rosa numa cerimónia Hare Krishna com o ambiente envolto em essência de sândalo. Um mestre Hare Krishna recitou versos sagrados hindus, do livro Bhagavad-Gita. As cinzas voam segunda-feira, 3 de Dezembro, para a Índia onde foram espalhadas num rio sagrado, provavelmente o Rio Yamuna, a 40 milhas do Taj Mahal, o rio sagrado que o ex-Beatle amava, ou o Ganges. A família de George Harrison pediu entretanto a todos admiradores do músico um minuto de silêncio na segunda-feira, 3 de Dezembro, às 21h30, como tributo ao guitarrista. "Estamos profundamente comovidos pela demonstração de amor e solidariedade de pessoas de todo o mundo", disseram a mulher de George, Olívia, sua antiga secretária na editora, e o filho Dhani, de 23 anos. Na Austrália vai ser construído um memorial em homenagem a George Harrison, mais concretamente na ilha Hamilton onde o ex-Beatle possui uma vivenda. O guitarrista dos Beatles refugiou-se nesta sua casa pela última vez em 1999 e os vizinhos descrevem-no como uma pessoa simples, tranquila e sempre longe da multidão. "George faleceu no dia 29 de Novembro de 2001 em Los Angeles aos 58 anos de idade. Sua morte foi devido ao câncer que havia atingido ao cérebro. Após a sua morte, a família emitiu um comunicado: "Abandonou este mundo como viveu: consciente de Deus, sem medo da morte e em paz, rodeado de familiares e amigos". Harrison costumava dizer: "Tudo pode esperar, menos a busca de Deus"

Sem comentários:

Enviar um comentário