segunda-feira, 23 de abril de 2012

Livros que merecem ser lidos...


A SOCIOLOGIA E O DEBATE PÚBLICO
Estudos sobre a Relação entre Conhecer e Agir
Augusto Santos Silva


Eis o livro de sociologia que procura olhar para além dela: para a interacção do conhecimento sociológico e da acção social. Partindo deste conhecimento e assumindo a autonomia que lhe é própria, mas explorando os caminhos do seu diálogo com o debate público e a intervenção intencional e reflexiva sobre o mundo. Por isso se abordam, sucessivamente, os termos do relacionamento entre ciência e cidadania; as agendas possíveis para a comunicação recíproca em domínios tão centrais como o desenvolvimento, a educação e a cultura; e os recursos e oportunidades de que dispõe a sociologia portuguesa para levar a cabo, com êxito, estas tarefas.



Í N D I C E

PARTE I: INTELECTUAIS, CIENTISTAS, CIDADÃOS
Capítulo 1: Podemos dispensar os intelectuais?
1. A formação do intelectual moderno...
2. ...e as transfromações do século XX
3. Os intelectuais, responsáveis pelo seu declínio
4. Pela crítica cultural
5. Autonomia e relacionamento
6. Conhecimento, criação, ideias

Capítulo 2: Conhecimento sociológico e acção social
1. Da contribuição da sociologia à sociedade
2. Das condições do desenvolvimento da contribuição social da sociologia
3. Da intervenção pública dos sociólogos
4. De um certo paradoxo da sociologia portuguesa

Capítulo 3: A ciência social na cidade
1. Conhecimento sociológico e agenda política
2. Condições teóricas do impacto das ciências sociais
3. Condições institucionais
4. A relação com o campo social
5. Pensar prospectivamente

PARTE II: QUESTÕES DE AGENDAS
Capítulo 4: As dimensões educativas e culturais da des/igualdade; um balanço e uma agenda
1. Igualdade e desigualdade
2. O variável impacto da educação
3. Quatro temas de uma agenda educativa
4. Educação democrática para a democracia
5. O pensamento preguiçoso também não serve na cultura
6. Trêm temas de um agenda cultural
7. Enriquecer a agenda

Capítulo 5: «Acesso» e «sucesso»: factos e debates na democratização da educação em Portugal
1. Sociologia das políticas educativas
2. A acessibilidade da educação
3. Sucesso educativo: as tendências
4. Sucesso educativa: o debate
5. Por enquanto...

Capítulo 6: Sociedade civil, democracia local e desenvolvimento
1. O objectivo
2. O desenvolvimento comunitário
3. Um capital de experiência
4. A complexidade do jogo de actores
5. Comunidade local e sociedade civil
6. Identidade
7. Participação política
8. Interpelações recíprocas

Epílogo Sobre Recursos e Dificuldades
Capítulo 7: A mudança em Portugal, vista pela sociologia portuguesa
1. Portugal, uma sociedade em mudança desde os anos 1960
2. A complexidade do processo de mudança
3. A singularidade da situação portuguesa
4. Um retrato luminoso da sociologia portuguesa...
5....que não dispensa a reflexividade crítica

Referências Bibliográficas



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