sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os "Nossos" SOCIÓLOGOS...


ANÁLIA TORRES


Presidente da European Sociological Association Anália Torres é doutorada em Sociologia, professora catedrática de Sociologia no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Investigadora no Centro de Investigação e Estudo de Sociologia (CIES-ISCTE-IUL) e investigadora colaboradora no CAPP (Centro de Administração e Políticas Públicas) do ISCSP.
Coordena, desde 1985, unidades curriculares do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino superior nas temáticas da família, género, metodologia e desenho da pesquisa. Orienta no momento dez teses de douramento e supervisiona três pós-doutoramentos.
Propôs, criou e coordena, entre outros cursos de pós-graduação, o mestrado em Família e Sociedade. Tem dirigido várias equipas de investigação pertencentes a redes de pesquisa a nível nacional e internacional, sob os temas: família, género, casamento, divórcio, trabalho e família, pobreza, toxicodependência, juventude e sistema de protecção de crianças.
Desde 1995, participa activamente em várias redes de pesquisa Europeias. É convidada frequentemente como oradora em Portugal, França e Brasil. Tem 16 livros publicados (e mais dois no prelo) sendo autora individual de quatro, primeira autora de seis – dois dos quais em inglês – e co-autora de seis. Tem mais de cinquenta capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) entre 2002 e 2006 e foi Chair do Conference Committee e Vice-presidente da European Sociological Association (ESA) (2007-2009).


HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

2001

Doutoramento em Sociologia no ISCTE com a classificação de distinção e louvor por unanimidade. (6 de Janeiro)

1990

Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Sociologia com a classificação de Muito Bom realizadas no ISCTE.


1985

Licenciatura em Sociologia no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, completada no ano lectivo de 1984/1985, com média final de 17 valores.

1972/73

Frequência da licenciatura em Economia no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual ISEG), em Lisboa, sem ter concluído essa licenciatura.


CARREIRA ACADÉMICA

2006

Provimento definitivo.

2001

Professora auxiliar no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

1990/2000

Assistente no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

1990/1991 a 1994/1995

Situação de equiparada a bolseira para realização de Provas de Doutoramento no ISCTE.

1985/1990

Assistente estagiária no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), admitida por concurso público.


LIVROS PUBLICADOS

Autoria Indivdual

2004

Vida Conjugal e Trabalho, Oeiras, Celta Editora.

2002
Casamento em Portugal. Uma Análise Sociológica, Oeiras, Celta Editora.

2001

Sociologia do Casamento. A Família e a Questão Feminina, Oeiras, Celta Editora.


1996

Divórcio em Portugal, Ditos e Interditos – uma análise sociológica, Oeiras, Celta Editora.


Coordenação e Co-Autoria

2009

com Diana Maciel, Isabel Sousa, Raquel Cruz (2009), Drogas e Prisões II (2001- 2007), Lisboa, Instituto da Droga e Toxicodependência.

2009

com Maria das Dores Guerreiro e Luís Capucha (orgs.), Welfare and Everyday Life, (Portugal in the European Context, vol. III), CIES, ISCTE-IUL, Lisboa, Celta Editora, 264 p.

2009

(org.) Família, Género e Sexualidade nas Sociedades Contemporâneas, Associação Portuguesa de Sociologia, online.)


2008

com Ana Marques Lito (org.) Consumos de Drogas. Dor, Prazer e Dependências. Lisboa: Fim de Século.


2008

com Luís Baptista (org.) Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção Lisboa: Edições Afrontamento.


2007

Org. com Maria das Dores Guerreiro e Luís Capucha Quotidiano e Qualidade de Vida, CIES, Oeiras, Celta Editora.

2007

1ª autora, com B. Haas, N. Steiber and R. Brites, Time Use and Work Life Options Over the Life Course, editado por Foundation for the Improvement of the Working and Living Conditions, Dublin, Luxembourg, Office for Official Publications of the European Communities.

2006

Com Jorge Vala (orgs.), Contextos e Atitudes e Sociais na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.


2004

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1ª autora com F.Vieira da Silva, Teresa L. Monteiro, e M. Cabrita, Lisboa, Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).


2002

Drogas e Prisões em Portugal (1ª autora com Maria do Carmo Gomes), Lisboa, Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).


2001

Men and Women between Family and Work in Portugal, (1ª autora com Francisco
Vieira da Silva, Teresa Líbano Monteiro, e Miguel Cabrita), Tilburg University, WORK, Work and Organisation Research Centre, Tilburg


1996

Jovens de Hoje e de Aqui (em colaboração com J. F. Almeida, J. Machado de Pais, F. L. Machado, Paulo Antunes), Loures, Câmara Municipal de Loures.


1995

Introdução à Sociologia (em colaboração com J. de Almeida, F.L. Machado, L. Capucha), Lisboa, Universidade Aberta.

Para visualizar CURRICULUM COMPLETO: http://analiatorres.net/CV%20Analia%20Torres20100830.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário