quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Às Voltas com a Memória: FRANÇOIS MITERRAND (n. 26 Out. 1916; m. 08 Jan. de 1996)


François Maurice Adrien Marie Mitterrand, nasceu em Jarnac, Charente, a 26 de Outubro de 1916.
Detém actualmente o recorde de longevidade (14 anos) na presidência da República Francesa. Foi o primeiro e (até hoje) único presidente da república oriundo do partido Socialista. Foi sob sua presidência que foi abolida a pena de morte na França, em 1981.
O seu mandato presidencial encerrou-se em Maio de 1995, quando foi sucedido por Jacques Chirac. Morreu de cancro seis meses depois.
François Mitterrand nasceu no seio de uma família católica e conservadora da província. O seu pai, Joseph, era agente de uma companhia ferroviária, e também fabricante de vinagre, e chegou a ser presidente da federação de sindicatos de fabricantes de vinagre. Teve três irmãos e quatro irmãs.
Entre 1925 e 1934 fez os estudos secundários no colégio Saint-Paul de Angulême. Aí Mitterrand integrou-se na Juventude Estudiantil Cristã, ramo estudantil da Acção Católica. Até 1937 estudou na Escola Livre de Ciências Políticas, licenciando-se em Julho de 1937.
Nessa época (entre 1935 e 1936) militou durante cerca de um ano nos Volontaires nationaux (voluntários nacionais) do coronel de La Rocque. Participou nas manifestações contra "a invasão de vagabundos" em Fevereiro de 1935 e mais tarde nas que se fizeram contra o professor de Direito Gaston Jèze, quando este foi nomeado conselheiro jurídico do Negus da Etiópia, em Janeiro de 1936. Relaciona-se, por amizade ou família com membros da Cagoule. Escreveu artigos em jornais de direita como L'Écho de Paris de Henri de Kerillis, próximo do Partido Social Francês, de carácter fascista. São artigos de literatura, mas também sobre a sociedade contemporânea e a política. Em 1938 conhece Georges Dayan (judeu e socialista) a quem salva de agressões anti-semitas da Acção Francesa. Passam a ser grandes amigos.
Entre 1937 e 1939 fez serviço militar na infantaria colonial.
Morreu em Paris a 8 de Janeiro de 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário