terça-feira, 11 de outubro de 2011

Às Voltas com a Memória: JOSÉ ANTÓNIO (n. 29 Out. 1957; m. 02 Jun. 2005)




José António Prudêncio Conde Bargiela, nasceu a 29 de Outubro de 1957, em Carcavelos.
Foi a jogar – afinal o que mais gostava – que José António, um dos melhores centrais portugueses da década de 80, se despediu (tragicamente) para sempre do futebol.
O antigo capitão do Belenenses faleceu, aos 47 anos, enquanto jogava futebol, com um habitual grupo de amigos, num campo em Carcavelos. José António jogou durante cerca de 40 minutos depois sentiu-se indisposto e pediu para sair, caindo de seguida, numa morte fulminante.
José António foi um dos maiores símbolos do Belenenses, tendo iniciado a carreira futebolística no Grupo Desportivo de Carcavelos, passando depois pelo Estoril Praia e Benfica, para terminar o percurso como jogador no clube do Restelo, onde permaneceu depois como secretário técnico, tendo representado a nossa selecção no Mundial de 1986 onde foi titular no jogo inaugural frente à Inglaterra na única vitoria da selecção nessa competição, tendo tido a 1ª internacionalização no jogo de Estugarda que nos deu o apuramento histórico com a vitória nesse jogo.
No Belenenses envergou a braçadeira de capitão no jogo em que a equipa do Restelo venceu a Taça de Portugal, em 1989, frente ao Benfica (2-1).
Chegou a ser treinador principal durante alguns jogos e também adjunto.
Faleceu a 2 de Junho de 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário