segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Mundo que nos Rodeia: INDICADORES SOCIAIS 2009 - FAMÍLIA E CONDIÇÕES DE VIDA


Publicado pelo INE, apresentamos alguns indicadores de carácter social e que permite traçar um retrato social da população residente em Portugal, bem como propiciar uma leitura dos principais desenvolvimentos nos últimos anos neste domínio.

FAMÍLIA E CONDIÇÕES DE VIDA

Em 2009
    - Diminuição do Produto Interno Bruto
    - Aumento da proporção de indivíduos residentes em agregados domésticos com atrasos em pagamentos de rendas, encargos ou despesas correntes
    - Decréscimo da variação média anual do índice de preços no consumidor
    - Aumento do endividamento dos particulares

No Produto Interno Bruto, a preços constantes de 2006 (dados preliminares), verificou-se um decréscimo de 2,6%, quando comparado com o ano anterior. Em termos nominais, no consumo final das famílias verificou-se um decréscimo de 3,3% enqunato a poupança bruta das famílias cresceu 42%.

A variação média anual do Índice de Preços no Consumidor foi de -0,8%. Para este comportamento negativo contribuiram as classes de despesa "Produtos Alimentares e bebidas não alco´´olicas" (-3,4%), "Vestuário e calçado" (-1,7%), "Saúde" (-1,4%), "Transportes" (-3,6%), "Comunicações" (-1,0% e "Lazer, recreação e cultura" (-1,6%).

A proporção de indivíduos residentes em agregados domésticos com atraso em pagamentos de rendas, encargos ou despesas correntes situou-se em 8.7%, quando em 2008 era de 6,4%.

O endividamento de particulares, em percentagem do rendimento disponível, atingiu oas 137% (em 2008 era de 134,8%).

Os gráficos que se seguem são exemplificativos dos dados atrás citados:


A próxima rúbrica a abordar será: PROTECÇÃO SOCIAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário