terça-feira, 24 de maio de 2011

Os "Nossos" SOCIÓLOGOS...



GUSTAVO CARDOSO

É docente no Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação do ISCTE em Lisboa, Portugal. Lecciona nas em diversas licenciaturas do ISCTE, nos Mestrados de Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e Bibliotecas Digitais e na Pós-Graduação de Jornalismo ISCTE/ESCS.
É membro do editorial board da revista académica ICS – Information, Communication & Society - e do conselho técnico científico da revista "Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação" do ISCTE e da revista Observatório do Obercom - Observatório da Comunicação. Ainda na área editorial coordenou, em conjunto com José Manuel Paquete de Oliveira, a tradução portuguesa das obras de Manuel Castells, "Era da Informação" e "Galáxia Internet", publicadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e a colectânea "Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação" (Quimera, 2004).
Coordena a participação portuguesa em várias redes de investigação europeias COST-ESF, cujas temáticas se enquadram desde a relação dos media e democracia, à influência mútua entre mass media e internet, ou aos media no campo da prospectiva e à relação entre mass media e a construção social de ameaças. É também director do Centro de Tecnologias Audiovisuais do ISCTE (CAV_ISCTE).
Em termos de colaborações docentes e de investigação destacam-se o CIES-ISCTE, a Universidade Católica de Milão, o Internet Interdisciplinary Institute (IN3-UOC) em Barcelona e a rede de investigação World Internet Project sediada na USC Annenberg School of Communication.
No que respeita a publicações, publicou na Celta "Para Uma Sociologia do Ciberespaço". O seu último livro intitula-se "O que é Internet" (Quimera, 2003) preparando a publicação para o primeiro trimestre de 2005 de uma obra, em conjunto com António Firmino da Costa, Carmo Gomes, Cristina Conceição e Manuel Castells, resultante da investigação sobre a Sociedade em Rede em Portugal (português, english).
Nasceu em Portugal em 1969. Estudou no ISCTE Organização e Gestão de Empresas e obteve em 1996 o Mestrado em Sociologia. Gustavo Cardoso iniciou a sua carreira académica em 1995 no Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação e no ano de 1997 passou igualmente a leccionar optativas na área da Sociologia da Comunicação no Mestrado do Departamento de sociologia. No âmbito dos dois departamentos realiza trabalho de orientação de teses de Licenciatura nas áreas das Ciências e Sociologias da Informação e Comunicação. Encontra-se actualmente a finalizar o seu Doutoramento.
Outros campos de interesse na área das Ciências da Informação e do estudo dos Mass Media são o discurso do Cinema e da Banda Desenhada sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na mudança social.

Trabalhos em curso ou publicados:

  • Tendências e Contradições no Sistema Televisivo: Da Televisão Interactiva à Televisão em Rede. (A publicar)
  • Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Lisboa, Quimera (2004)
  • Trends and contradictions in the broadcasting System, From Interactive to Networked Television em Fausto Colombo (ed), Tv and Interactivity in Europe. Mythologies, theoretical perspectives, real experiences, Vita e Pensiero, Milano 2004 (pdf file)*
  • Media Driven Mobilization and Online Protest. The Pro-East Timor Movement, em Cyberprotest, De Donk, Loader and Rucht ed., London: Routledge (em co-autoria, 2004).
  • O que é Internet, Lisboa, Quimera (2003)
  • Feel Like Going Online? Internet Mediated Communication in Portugal, Information, Communication & Society, 6.1., London: Routledge (2003).
  • Online/Offline: Can you Tell the Difference? Portuguese Views on Internet Mediated Communication Comunicazioni Sociali, Milan, Catolic University of Milan, 2002 (em co-autoria).
  • As Cidades Digitais ou Era da Informação, Cadernos de Economia, 58, Lisboa, 2002.(html file)
  • Preservação de publicações electrónicas na Internet: os arquivos imperfeitos, Cadernos da Biblioteca Nacional (em co-autoria)
  • A Comunicação Política na Sociedade de Informação: Elites parlamentares e a Internet (em co-autoria). II Congresso da SOPCOM, 2001. (em co-autoria, no prelo)
  • Internet Gatekeeping: Reguladores e Guardiões. Contributos para uma regulação da Internet, Observatório n.º 4, Lisboa, OBERCOM, 2001.
  • Os Jogos Multimédia como Meta-Sistema de Entretenimento, Observatório n.º 1, Lisboa, OBERCOM, 2000.
  • As Causas das Questões ou o Estado à Beira da Sociedade de Informação, Sociologia Problemas e Práticas n.º 30, Lisboa, 1999.
  • Para uma Sociologia do Ciberespaço, Oeiras, Celta Editora, 1998.

Sem comentários:

Enviar um comentário