domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Minha Tese: Percursos e Representações sobre o Consumo Excessivo de Álcool: Um Estudo Exploratório na Grande Área de Lisboa - DADOS ESTATÍSTICOS DE ENQUADRAMENTO


Consumo de Álcool em Portugal


Portugal, país situado entre os países-membros da União Europeia com um dos maiores consumos de bebidas alcoólicas e de prevalência de Problemas Ligados ao Álcool (PLA), tem vindo a integrar-se, nos últimos anos, na política geral europeia de controlo dos PLA para uma melhor saúde do indivíduo e da comunidade, conforme nos refere Maria Lucília Mercês de Mello (2001: 9).
Portugal situa-se entre os países de maior produção e consumo vinícolas. Embora se tenham verificado nos últimos anos, aumentos de consumo em alguns países da Europa, Portugal e França continuam a ocupar posições cimeiras entre os maiores produtores/consumidores de álcool.
O elevado consumo relaciona-se claramente com a forte produção, que em 1999 foi de 7,8 milhões de Hl de vinho, ocupando deste modo o 9º lugar como produtor mundial; a produção de cerveja, em cerca de 6,8 milhões de Hl, enquanto a estatística de produção de bebidas destiladas apresenta uma fiabilidade muito duvidosa.
Cada português gasta, em média, 150 euros por ano em bebidas alcoólicas, mais do que qualquer outro produto alimentar analisado isoladamente; de frisar que este montante sobe para 1500 euros no caso dos doentes alcoólicos, isto em 1995.






Um outro aspecto relevante é o facto de Portugal estar colocado entre os principais consumidores de cerveja. O quadro seguinte é ilustrativo disso mesmo, mostrando o consumo per capita de cerveja, por pessoa, anualmente:



Também ao nível do consumo de bebidas destiladas, Portugal ocupa uma posição significativa, sendo o 32º país mundial em termos de consumo deste tipo de bebidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário