segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Às Voltas com a Memória: MANUEL BENTO (n. 25 Jun. 1948; m. 01 Mar. 2007)



Manuel Galrinho Bento, nasceu na Golegã, a 25 de Junho de 1948, foi guarda-redes de futebol português, e considerado por muitos, o melhor guarda-redes de sempre do Benfica e de Portugal.
Bento iniciou a sua carreira futebolística no Clube Atlético Riachense de onde foi transferido para o FC Barreirense e depois para o Sport Lisboa e Benfica, no ano de 1972. Inicialmente foi o substituto de José Henriques. Entre 1973 e 1976, Bento e José Henriques alternaram na baliza, passando Bento a indiscutível titular em 1976, quando tinha 28 anos. Nesse mesmo ano, passou a defender as cores nacionais, nas qualificações para o Campeonato do Mundo de 1978. No primeiro jogo de Bento, Portugal perdeu no Porto, 0-2 contra a Polónia. Bento foi o guarda-redes nacional até 1986.
Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade. Possivelmente o seu melhor jogo, foi nas meias-finais do Campeonato Europeu de Futebol de 1984, contra a França, que Portugal perdeu por 2-3. Bento jogou também no Campeonato do Mundo de 1986, no México, e foi mesmo o porta-voz dos jogadores amotinados aquando do Caso Saltillo. Bento jogaria apenas o primeiro jogo no México, a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Num treino, partiu uma perna e esteve sem jogar quase toda a época seguinte. A partir de então passou a ser guarda-redes suplente ou terceiro guarda-redes do Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/92.
Bento tem o impressionante registo de 611 jogos pelo Benfica, nos quais sofreu 447 golos.
Depois de terminar a carreira de jogador, foi treinador de guarda-redes do SL Benfica. Tentou ainda a carreira de treinador principal no Leça, na União de Coimbra e no Amora, mas regressou à Luz onde trabalhava na formação das camadas jovens do clube. Numa entrevista a um jornal local do Barreiro, onde vivia, Bento confessou um dos seus segredos: Dentro das balizas que defendia colocava um par de luvas suplentes onde guardava o seu amuleto: um pedaço do corno esquerdo de uma vaca.
Morreu no dia 1 de Março de 2007, o dia seguinte à comemoração, no Casino Estoril, do 103º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, no qual esteve presente. Tinha 58 anos, e foi vítima de um enfarte fulminante.
A Golegã, localidade ribatejana onde nasceu, deu o seu nome ao estádio municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário