quarta-feira, 31 de outubro de 2012

As mais belas Bibliotecas do Mundo: BIBLIOTECA KLEMENTIUM OU NACIONAL DE PRAGA, REPÚBLICA CHECA


BIBLIOTECA KLEMENTIUM OU NACIONAL DE PRAGA, REPÚBLICA CHECA


Construída pelos jesuítas, é o segundo maior complexo de edifícios em Praga. Contém a Capela dos Espelhos, utilizado como um local de encontro da música clássica.
Biblioteca Municipal de Praga (em Checo: Mostská knihovna v Praze) é uma biblioteca pública. A biblioteca foi fundada em 1891 pelo Conselho da Cidade de Praga como uma biblioteca pública municipal da capital real de Praga. Desde 1903 é baseado em Marianske, Praça da Cidade Velha, mas o edifício actual foi construído entre 1925 - 1928 por companhias de seguros urbanos de carga. Em 2007, a RBM tinha 46 filiais e três bibliotecas móveis.
Antigo colégio jesuíta símbolo da reconquista católica, o Clementinum de Praga é um amplo conjunto barroco localizado no coração da Cidade Velha. Ao redor de suas 4 torres encontramos: a biblioteca nacional, duas igrejas e três capelas, salas de exposições e de concertos, uma torre astronómica.
Construído no lugar de um antigo monastério dominicano, o edifício tem o nome de um antigo santuário romano, a igreja de São Clemente.
Chegando a Praga na metade do século XVI, os jesuítas convertem-se em uma congregação muito potente logo depois da batalha da Montanha Branca (1620), desempenhando um papel importante durante a "re-catolização" da Bohemia. O colégio, tão prestigiado como a Universidade de Praga, foi um dos centros docentes mais importantes da cidade na época barroca, o qual era muito apreciado pelas famílias nobres.
Sua construção prolongou-se por muitas décadas desde a metade do século XVII e princípios do XVIII. Arquitectos ilustres como Carlo Lurago ou Kilian Ignaz Dientzenhofer dedicaram tempo a sua construção.
Depois da proibição da Companhia de Jesus em 1773, o Clementinum seguiu sendo um centro docente que albergava igualmente uma imprensa. Ao mesmo tempo, este recinto foi convertido na sede de diversas instituições culturais, entre as quais cabe mencionar a biblioteca imperial que mais tarde passaria a ser nacional.

Clementinum – Torre Astronómica, Biblioteca Barroca, Capela dos Espelhos:

Mariánské Náměstí 5
Praga 1 – Cidade Velha

Acesso: Autocarro - 17, 18 – Parada “Karlové Lázně” ou “Staroměstská “.
Metrô A (linha verde) – estação “Staroměstská”.

Horários de abertura: Janeiro - Março: todos os dias entre 10h-17h (última saída às 16h)
Abril: todos os dias entre 10h-18h (última saída às 17h)
Maio - agosto: todos os dias entre 10h-20h (última saída às19h)
Setembro: todos os dias entre 10h-19h (última saída às 18h)
Outubro - Dezembro: todos os dias entre 10h-18h (última saída às 17h)

CAMPUS DA BIBLIOTECA






ESPAÇO HISTÓRICO







BIBLIOTECA EM DETALHE






SALAS DE LEITURA










Sem comentários:

Enviar um comentário