quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Notícia(s) do Dia: Nova vaga de excedentários na Função Pública arranca em Maio

Vou iniciar uma nova crónica neste espaço, que se destina à Notícia do dia. Esta rúbrica tem por finalidade dar a conhecer ao público a notícia ou notícias mais relevantes do dia, que poderá passar pelas diversas áreas da sociedade mundial em geral ou de Portugal em particular. Espero que seja do agrado de todos e agradeço os vossos estimados comentários a esta nova crónica, que tentarei que seja diária, pelo menos durante os dias da semana.






As listas de funcionários que forem considerados excedentários após a redução e reestruturação de organismos e serviços do Estado começam a ser elaboradas em Abril.
Os serviços e organismos do Estado começam a elaborar em Abril as listas de funcionários públicos considerados "a mais", na sequência da implementação do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado (PREMAC) para que, no final de Maio, esses trabalhadores comecem então colocados em mobilidade especial, ou seja, em inactividade e com redução salarial. Os prazos constam de um documento que faz um balanço da aplicação do PREMAC e que foi solicitado pelo Diário Económico ao Ministério das Finanças.

Porém, ainda não é possível saber quantos funcionários públicos serão afectados pela redução e reestruturação de organismos e serviços públicos que está em curso. Isso só será possível depois da publicação dos 150 diplomas que irão definir a nova orgânica de cada serviço ou organismo do Estado em particular (microestruturas).

Este processo de aprovação das novas microestruturas deveria ter sido concluído até final do ano passado mas, até agora apenas foram aprovadas em Conselho de Ministros 69 de um total de 150 leis. O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, explicou ao Diário Económico que o atraso deve-se à "complexidade inerente" a todo o processo e que a expectativa é de que todas as leis "estejam tecnicamente finalizadas até ao final de Fevereiro." O governante lembrou ainda a "dimensão" do PREMAC, um processo que prevê a extinção de 146 entidades e a eliminação de cerca de 1.700 dirigentes

Fonte: ECONÓMICO ONLINE

Sem comentários:

Enviar um comentário