Publicado pelo INE, apresentamos alguns indicadores de carácter social e que permite traçar um retrato social da população residente em Portugal, bem como propiciar uma leitura dos principais desenvolvimentos nos últimos anos neste domínio.
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Em 2009
- Continuação do aumento do número de agregados domésticos com acesso, em casa, a computador e ligação à internet, nomeadamente, através de banda larga
- Aumento do número de utilizadores de telemóvel, computador e internet em todos os escalões etários observados (dos 16 aos 74 anos)
- Aumento da utilização de caixas Multibanco
A proporção de agregados domésticos privados, residentes em Portugal, com pelo menos um indivíduo com idade compreendida entre os 16 e os 74 anos, que dispunham de acesso em casa, a computador de secretária, a portátil ou a PDA, atingiu 56%, representando um aumento de cerca de 6 pontos percentuais face ao ano anterior. O acesso à internet continuou, também, a aumentar, passando de 46% para 48% dos agregados, e, no caso particular de utilização de banda larga, de 39% para 46%.
A proporção de indivíduos que utilizou o comércio electrónico para tratar de viagens e alojamentos subiu para 49% (em 2008 representavam perto de 40%). De sentido contrário, assinalou-se o decréscimo das encomendas de roupas/equipamentos desportivos que passou de 26%, em 2008, para 12%, no ano de 2009.
Continuou a aumentar a proporção de indivíduos com idade entre os 55 e os 74 anos que utilizava telemóvel (72%), computador(18%) e Internet(15%). No ano anterior estes valores eram, respectivamente, 65%, 15% e 13%.
As caixa Multibanco foram utilizadas por 70% dos indivíduos com idade compreendida entre os 16 e os 74 anos, residentes em Portugal. Destes, 83% fizeram-no para carregamentos de telemóvel, 76% para pagamentos (exceptuando transferências interbancárias) e 18% utilizaram estas máquinas para compra de bilhetes.
A próxima rúbrica a abordar será: FAMÍLIA E CONDIÇÕES DE VIDA.
Sem comentários:
Enviar um comentário