quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Minha Primeira Obra...

Este primeiro trabalho nasceu a partir de uma longa pesquisa sobre a vida e obra de Anselmo de Andrade, último ministro da Fazenda, antes da implantação da República, em 1910. Foi um enorme talento do pensamento económico português e figura de destaque da chamada "Geração de 70", onde figuram nomes de grande prestígio, como Eça de Queiróz, Antero de Quental, entre outros. Licenciado em Direito, o seu grande amor foi a economia e o jornalismo e mais tarde a política, onde foi sempre uma figura polémica devido às suas convicções para implantar uma economia forte e estável no país, onde a justiça social fosse uma marca na sociedade portuguesa. Este primeiro Tomo, pretende ser o trabalho inicial, de uma vasta obra sobre a História do Pensamento Económico Português, onde figuram grandes intelectuais do século XIX e XX, marcantes do desenvovimento da economia portuguesa e porventura menos conhecidos dos cidadãos. Nesta fase não posso ainda divulgar os restantes pensadores e economistas, pois tudo terá ainda que ser ponderado, analisado e sobretudo equacionado com os interessados na sua publicação. Existem já algumas abordagens, junto de editoras, mas como tudo na vida, a "batalha" é difícil, principalmente para quem é um nome completamente desconhecido da literatura portuguesa, e tratando-se de publicações muito históricas e não comerciais, as dificuldades são acrescidas. Mas afinal como nasce uma obra assim?

1 comentário:

  1. Teria todo o gosto em lê-lo. Publicado ou não. Conheço-o apenas por ter trabalhado com Eça e porque, no concelho onde moro, Almada, é um nome constante.

    Quanto ao aspecto editorial, prepara-te para inúmeras dificuldades, apesar dos 50 livros diários que se publicam em Portugal (quase todos mero amontoar de palavras).

    ResponderEliminar